segunda-feira, 30 de março de 2020

Atividades do Projeto - 2024

No ano de 2024 demos continuidade às práticas coletivas formativas e musicais com o grupo “Prática de Samba”. Dentro desse processo, além dos aspectos musicais, foram também trabalhados os aspectos históricos e sociais ligados à formação do samba enquanto manifestação cultural afro-brasileira.

O projeto vem sendo reeditada anualmente e continua ocorrendo às segundas-feiras das 19h as 21h no Teatro de Bolso da UFSCar. Durante as duas horas de atividades semanais o coletivo realiza as práticas coletivas a partir de repertório organizado e compartilhado pelo coordenador Edu de Maria.

Assim como tem ocorrido nas edições anteriores, em 2024, a partir da construção de um repertório comum e dos processos de ensino e aprendizagem musical desenvolvidos, foram realizadas as práticas musicais coletivas em roda. Essas práticas geraram um conjunto de apresentações chamadas de rodas de samba abertas à comunidade numa relação mais ampla com a universidade, bem como com instituições e espaços culturais, educacionais e eventos produzidos na cidade de São Carlos e região. 

Dentre essas atividades foram realizadas as seguintes apresentações:


21/05/24 - Aula Pública com o cantar coletivo em roda "Saberes

Confluente na Roda: samba, memória afrodiaspórica, presença e outras sociabilidades". Atividade realizada pela ADUFScar na Tenda de Greve - Praça da Bandeira.






05/06/24 - Roda de Samba - Prática de Samba: memória, ancestralidade e cultura

comunitária, realizada dentro do Encontro Municipal de Educação Ambiental

realizado no CDCC/USP São Carlos. 


Registros da apresentação CDCC - USP:








26/08/24 - Roda de Samba no Campus - Teatro de arena da UFSCar




12/09/24 - Roda de Samba na 3ª Edição do Festival Somos Cultura em Sorocaba.  


Texto de divulgação da ProEx/CCult


A 3ª Edição do Festival Somos Cultura em Sorocaba já tem data marcada! Estamos muito animados em anunciar que o evento acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de setembro 🌟


Prepare-se para se envolver em atividades culturais incríveis, incluindo a apresentação ”Prática de Samba: música, presença, memória e sociabilidade.”! O repertório dessa apresentação reúne sambas de grandes nomes da Música Popular Brasileira tais como: Cartola, Paulinho da Viola, Zé Keti, Nelson Cavaquinho, Geraldo Filme, Wison Moreira e Ney Lopes.


Fiquem ligados, esta exibição acontecerá dia 12 de setembro, no Palco Somos Cultura  às 16h!


O evento será gratuito e sem necessidade de inscrições.


Em breve, iremos divulgar toda programação em nosso instagram, então continue nos acompanhando e fique à vontade para compartilhar em suas redes sociais marcando o Festival Somos Cultura (@cultura_ufscar) e convidar quem desejar! 


Somos cultura e só somos em coletivo, já estamos te esperando!


Registros - Somos Cultura Sorocaba:



Vídeo - Senhora Liberdade (Wilson Moreira e Ney Lopes) https://drive.google.com/file/d/1jXMa4KV5R5Yv4n0nt0XOn73A5ONTgXT3/view
25/10/24 - Roda de Samba - Cultura Afordiaspórica e Educação -
na Semana da Educação - SEDUCA - IFSP - São Carlos.


Registros SEDUCA:


13/11/24 - Roda de Samba de encerramento do Congresso de Extensão da

UFSCar - CONEX 24 realizada no Anexo do Auditório Bento Prado Jr. 


Texto de divulgação CCS - UFSCar


Projeto Prática de Samba: música, memória, presença e sociabilidade, realizará no dia 13/11/24 às 19:30h no Anexo do Auditório Bento Prado Jr. a Roda de Samba de encerramento do congresso de extensão da UFSCar - CONEX 24.


Formado por um coletivo diverso de pessoas, o projeto promove a recuperação e compartilhamento da memória musical, histórica e social do samba. Ao realizar rodas abertas à comunidade mais ampla, propicia um espaço e tempo de fruição artística e de acesso à experiências formativas e culturais que se estabelecem para além da lógica do consumo e do puro entretenimento. A roda, por ser uma manifestação coletiva decorrente dos processos de formação da cultura afrodiaspórica em território brasileiro, além de gerar processos não formais de aprendizagem musical e compartilhamento da memória, possibilita gerar reflexões acerca dos processos históricos e sociais ligados ao percurso de formação e de inserção do samba na sociedade brasileira. Com isso, o projeto tem mantido um espaço e tempo de convívio, sociabilidade e de formação de uma cultura antirracista, tendo como base a valorização de processos expressivos e culturais comunitários intrínsecos às culturas afrodiapóricas. Por meio deste processo em que o fazer expressivo e cultural coletivo estão no centro da roda, este projeto propicia a produção de relações equânimes e de convívio com vistas para a produção de presença e bem viver. 


Divulgação Instagram do curso de Licenciatura em Música:




Registros CONEX:




Vídeos:

Onde a Dor Não Tem Razão (Paulinho da Viola e Elton Medeiros)

https://drive.google.com/file/d/1et7PpFq1Q6X0GYEND-RPRKUw4aziXALu/view?usp=sharing


Vá Cuidar de Sua Vida (Geraldo Filme)

https://drive.google.com/file/d/1tHPdkQF-q_czSKppcBxuxUD3blXo5hkz/view



Entrevista de divulgação na Rádio UFSCar


Link para o áudio da entrevista


http://radio.ufscar.br/playerPodcast/2068



Fotos da entrevista: 





02/12/24 - Roda de Samba em comemoração do Dia Nacional do Samba -

Teatro de Arena da UFSCar.


Texto de divulgação publicado pela CCS:


Projeto Prática de Samba: música, presença, memória e sociabilidade, irá comemorar o dia Nacional do Samba com mais uma edição da Roda de Samba no Campus.


Por meio de suas atividades abertas à comunidade, o Projeto Prática de Samba, tem propiciado um espaço e tempo de fruição artística e de acesso à experiências formativas e culturais que se estabelecem para além da lógica do consumo e do puro entretenimento. A roda, por ser uma manifestação coletiva decorrente dos processos de formação da cultura afrodiaspórica em território brasileiro, além de gerar procedimentos não formais de aprendizagem musical e compartilhamento da memória, possibilita gerar reflexões acerca dos processos históricos e sociais ligados ao percurso de formação e de inserção do samba na sociedade brasileira. Com isso o projeto visa contribuir para a valorização das culturas afro-brasileiras e das pessoas pretas que estabeleceram as bases para o desenvolvimento de muitos aspectos da cultura brasileira, algo fundamental para a formação de uma sociedade verdadeiramente antiracista.


Venha comemorar o dia nacional do samba. Vamos juntas e juntos cantar, dançar e celebrar a memória afro-brasileira com muita música.


12/12/24 - Roda de Samba na 4ª Edição do Festival Somos Cultura em Araras


Texto de divulgação publicado pela ProEx/CCult:


A 4ª Edição do Festival Somos Cultura em Araras já está chegando! Estamos muito animados em anunciar este evento incrível nos dias 12 e 13 de dezembro! 💜


Venha participar das diversas e potentes atividades culturais! Incluindo a apresentação "Projeto Prática de Samba"! Um momento de encontro e sociabilidade em torno do samba como manifestação coletiva e expressiva da cultura afro-brasileira!

                                                                                                                                                                                                     Esta apresentação acontecerá dia 12/12, no Palco Somos Cultura  às 14h!


Este é um evento gratuito e sem necessidade de inscrições!


Em breve, iremos divulgar toda programação em nosso instagram, então continue nos acompanhando, fique à vontade para compartilhar em suas redes sociais marcando o Festival Somos Cultura (@cultura_ufscar) e convidar quem desejar! 


Somos cultura e só somos em coletivo, esperamos por você.


E o samba não pode parar
Não, não, não pode parar... (Ivone Lara)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

... o samba não é uma coisa só !