Materiais para estudo do repertório Páginas

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Pratica de Samba: o aprendizado musical na roda

Dando continuidade ao projeto - Roda de Samba: cultura, sociabilidade e educação não formal, iniciado no ano de 2010, estamos iniciando mais uma fase das atividades do Núcleo de Samba Cupinzeiro em parceria com a Universidade Federal de São Carlos. 

Prática de Samba: o aprendizado musical na roda. 

Nessa nova fase do projeto teremos três tipos de atividades: 

As oficinas - Ocorrem quinzenalmente aos sábados pela manhã. Todas as oficinas serão realizadas no Teatro de Bolso da Ufscar das 10hs as 12hs. Serão momentos em que o Núcleo de Samba Cupinzeiro mostrará parte de suas experiências e pesquisa com a música popular brasileira. Será também o momento de diálogo e aprendizado musical gerado pela troca de experiências e pela participação ativa de todos os envolvidos, independente do nível musical. Vocês verão que todos serão importantes e terão espaço na pratica musical que iremos propor.

Grupos de Estudos de Instrumento (praticas de instrumento em grupo) - Ocorrem semanalmente a noite. Esses serão momentos de aprendizado do repertório, de aspectos técnicos musicais, e de prática em grupo dividido  por instrumentos.

- Percussão Geral e Pandeiro - Terças Feiras
- Violão e Cavaco - Quartas Feiras

As atividades dos grupos de instrumento ocorrem sempre das 18:30 as 20:30hs.

As Rodas de Samba - Esses são momentos em que o Núcleo de Samba Cupinzeiro recebe a todos para encontros musicais em torno do samba. Nessas rodas todos poderão num primeiro momento observar como os fundamentos do samba se aplicam em conjunto. Conforme vocês forem se desenvolvendo e se sentindo à vontade com o repertório trabalhado nas oficinas e grupos de estudos de instrumento poderão participar ativamente dessas rodas. As rodas ocorrem mensalmente aos sábados das 18hs as 22hs no espaço da TEIA (casa de criação) no centro da cidade. R. Rui Barbosa n. 1950.

Além disso, ao final do processo, pretendemos fazer uma mostra musical do resultado dessas atividades. 

Tenho certeza que com a participação e dedicação de todos, poderemos formar um grande grupo para tocar, cantar e levar a alegria da música para mais próximo de nossas vidas. 

Vejam a seguir o repertório que vem sendo desenvolvido durante as oficinas e atividades.

Grade abraço!!!

Edu.  

Hino da Velha Guarda da Portela
(Chico Santana) 




Bebadosamba (Paulinho da Viola)
http://www.youtube.com/watch?v=G6oCMkNohss&feature=artist

Batuque de Pirapora
http://www.youtube.com/watch?v=KlnitooMi0M


Tradição (Geraldo Filme)




Vá Cuidar de Sua Vida (Geraldo Filme)



Acreditar (Ivone Lara e Delcio Carvalho) 
Interpretação de Roberto Ribeiro



Nessa gravação vale o destaque para o cavaco de Carlinhos, violão 7 cordas de Valdir, repique de anel de Doutor além dos tamborins, agogô, cuica  e surdo de Luna, Elizeu, Marçal, Nenem e Gordinho.


O Mundo é Assim (Alvaiade) 





Direito de Sambar - Batatinha



Tristeza e Pé no Chão - Armando Fernandes (Mamão)



Identidade - Ederaldo Gentil



Nenhum comentário:

Postar um comentário

... o samba não é uma coisa só !