Materiais para estudo do repertório Páginas

domingo, 5 de dezembro de 2010

O samba da roda

            Gradualmente os instrumentos começam a tocar e o som transmitido por eles passa a ser compartilhado com todos que estão presentes, o samba passa a contagiar o estado de espírito das pessoas. O samba que toca é o samba que soma todas as cores, não tem raça, nem lugar. É o samba que une e ressalta o companheirismo daqueles que se identificam com este ritmo brasileiro.
            A característica principal, do meu ponto de vista, a ser observada em uma roda de samba é o fato de não haver preconceitos entre aqueles que dominam a técnica e aqueles que admiram o som. A roda é o espaço onde se compartilha a vivência dos sambistas através da música. Este humanismo que existe entre as pessoas é conseqüência da integração entre as mãos que tocam os instrumentos e aquelas que batem as palmas.
            Outra característica marcante em uma roda é o improviso. Roberto M. Moura diz que “o sambista improvisa diante da criação alheia”, este também é causa e conseqüência da união que a roda proporciona aos integrantes, pois ao mesmo tempo em que ela faz com que os músicos interajam entre si, através da improvisação, ela é resultado da amizade, seja de bar, seja de musica, entre todos que estão presentes naquele momento único e irreproduzível que a roda oferece.

Amanda de Castro Melo Souza é graduanda em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlo - UFSCar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

... o samba não é uma coisa só !